Além de preservar o recurso hídrico, os empresários também acabam se beneficiando financeiramente.

Os negócios, principalmente os do setor alimentício, possuem um papel fundamental no consumo de água e, quando o assunto é a economia desse elemento tão primordial para a existência de todos, eles entram como grandes agentes potencializadoras do enfrentamento do desperdício. Isso porque, o ganho que eles atingem ao cuidarem desse recurso não é apenas ambiental, mas também reflete nas contas.

Houve um aumento da conscientização ambiental e a busca por práticas sustentáveis, que fizeram com que empresários buscassem maneiras para redução do consumo de recursos, como água, em seus negócios. Uma solução eficaz encontrada para diminuição do consumo de água em estabelecimentos com cozinhas comerciais e industriais, é a utilização de lavadoras de louças profissionais.

As lavadoras de louças profissionais são projetadas para maximizar a eficiência hídrica, já que utilizam sistemas de circulação de água em altas temperaturas, o que permite utilizar a água durante ciclos intensos de lavagem com eficiência, devido ao calor que maximiza o processo de limpeza. Segundo a Sabesp, quando se lava a louça com a torneira um pouco aberta, durante 15 minutos, consome-se 117 litros de água em residências, agora, mentalize em uma cozinha comercial ou industrial, esse montante pode facilmente triplicar.

Em contra partida, uma lavadora profissional, como a Ecomax 503 da Hobart, por exemplo, tem um consumo de até 2 litros por ciclo, o que mostra que investir em uma lava-louças profissional é uma opção rentável para um negócio que tem como objetivo a redução do consumo de água unido a agilidade de higienização de louças e utensílios.

Além disso, as lavadoras de louça profissionais têm capacidade para lidar com grandes volumes de louças em um curto período de tempo, o que reduz a necessidade de lavagens manuais frequentes. Isso não apenas economiza água, mas também tempo e mão de obra, resultando em uma operação mais eficiente e econômica.

Com investimento em uma lavadora de louça profissional, os proprietários de estabelecimentos que fazem parte do mercado de food service, podem reduzir o consumo de água, como também economizar em custos operacionais a longo prazo, além de demonstrar um compromisso com a sustentabilidade ambiental.